terça-feira, 13 de setembro de 2011

Energia: por que é essencial para a vida?

O pequeno Miguel nasceu em agosto de 2003. Um carro a gasolina foi usado para levar sua mãe ás pressas á maternidade.
Uma usina elétrica alimentada a carvão forneceu iluminação para o hospital onde ele nasceu. Um sistema de aquecimento central mantido por gás natural aqueceu o quarto onde ele veio ao mundo. Sem quaisquer dessas fontes tradicionais de energia não tivessem funcionando, a vida do pequeno Miguel estaria em perigo.
A própria existência da civilização moderna onde Miguel nasceu depende de uma variedade de fontes de energia. De uma forma ou de outra, dependemos todos os dias dos combustíveis fosseis para ir ao trabalho, cozinhar alimentos, iluminar, aquecer ou refrigerar nossa casa. O Instituto de Recursos Mundial diz que os combustíveis fósseis “atendem cerca de 90% da demanda de energia comercial do mundo”. Um relatório publicado em 2000 pelo Instituto, diz: “Em termos de energia, o petróleo supre a maior parte da energia mundial, ou seja, 40%, seguido pelo carvão, 26%, e pelo gás natural, cerca de 20%
“A revista Biosciencia diz:” Cada americano utiliza, em média, cerca de 93 mil quilowatts-hora( energia) por ano, o equivalente a 8 mil litros de petróleo para todos os fins, incluindo transporte,aquecimento e refrigeração”.Geradores alimentados a carvão fornecem mais de 75% da eletricidade consumida na África do Sul, na Austrália, China e  Polônia. A Índia depende do carvão para obter 60% da energia elétrica que consome, ao posso que mais da metade da eletricidade consumida nos Estados Unidos e na Alemanha é obtida pela queima do carvão
“ É bem menos conhecido o fato de que hoje em dia a produção mundial de alimentos é mantida pelo petróleo “,afirma o jornalista Jeremiah Creedon, num artigo intitulado “Life After Oil” ( Vida após o petróleo).
“O petróleo e o gás natural são muito importantes em cada etapa da agricultura moderna, desde a produção de fertilizantes até o transporte de produtos agrícolas”. (Revista UTNE Reader) Mas até que ponto são seguras as fontes de energia que a sociedade moderna precisa para viver e para sustentar-se? Será que existem alternativas mais limpas disponíveis?
É pessoal, é fato que o homem moderno sem duvida precisa das fontes de energia para seu próprio conforto, mas até onde a natureza vai conseguir suprir nosso estilo de vida atual?
Segue-se aqui, outro artigo sobre o assunto.
Por que é necessária uma nova fonte de energia?
“se achamos que obter petróleo hoje em dia é um problema, imagine daqui a 20 anos. Será um pesadelo.” _ Jeremy Rifktin, fundação sobre Tendências Econômicas, Washington, DC, agosto de 2003.
Em 20 anos mais ou menos quando o jovem Miguel já tiver idade para dirigir um carro, “acredita-se que haverá um aumento de 58%” no consumo mundial de energia, afirma o relatório do governo americano Internacional Energy Outlook 2003(IEO2003, Perspectivas Internacional sobre Energia). A revista New Scientist chama esse crescimento súbito previsto de “o maior aumento na demanda de energia em toda a História”. Será que as fontes tradicionais de energia conseguem atendem a essa demanda de forma segura? Considere alguns fatos preocupantes.
Carvão:
O carvão é o mais abundante de todos os combustíveis fosseis, e calcula-se que haja reservas suficientes para durar mil anos. Em todo o mundo, as usinas elétricas alimentadas a carvão suprem cerca de 40% da eletricidade mundial. Quase um terço de todo o carvão comercializado mundialmente é fornecido pela Austrália, o maior exportador de carvão do mundo.
No entanto, num recente comunicado á imprensa, o Instituto Wordwatch dizia: “O carvão é o combustível fóssil de maior concentração de carbono, liberando 29% mais carbono por unidade de energia do que o petróleo, e 80%mais do que o gás natural. É responsavel por 43% de todo o carbono liberado anualmente em todo o globo _cerca de 2,7 bilhões de toneladas”. Além do impacto sobre o meio ambiente, que efeito a queima do carvão pode ter sobre a saúde humana? Para citar um exemplo, um recente relatório da ONU declarou: “Em 11 das maiores cidades da China, a fumaça e as partículas microscópicas resultantes da queima do carvão são responsáveis por mais 50 mil mortes prematuras e 400 mil novos casos de bronquite crônica por ano”.
Viram? Uma fonte de energia certamente necessária, no entanto, prejudicial ao planeta e consequentimente aos seres humanos.
E não termina por ai, vamos agora falar de outra fonte, digamos a mais concorrida futuramente e a mais responsável por muitas guerras no Oriente Médio_o petróleo.
Petróleo:
No mundo todo, já se consomem 75 milhões de barris de petróleo por dia. Calcula-se que o total das reservas mundiais de petróleo era cerca de dois trilhões de barris, dos quais quase 900 bilhões já foram consumidos.
A previsão é de que, com base nos índices atuais de produção, os suprimentos de petróleo durem mais 40 anos.
Mas os geólogos Colin J. Campbell e Jean H.Laherrére afirmaram em 1998: “ Nos próximos 10 anos, o suprimento de petróleo convencional não conseguirá satisfazer a demanda.” Esses especialistas da industria petrolífera alertam: “ O conceito geral errôneo é que o último balde de petróleo poderá ser bombeado do solo no mesmo ritmo que os barris de petróleo jorram dos poços_ou qualquer país_consegui produzir petróleo sempre chega a um limite Maximo e, depois, quando metade do petróleo é extraído, começa a diminuir aos poucos até zerar.Do ponto de vista econômico, o que realmente importa não é quando o petróleo do mundo vai esgotar-se completamente, mas sim quando a produção vai começar a afilar-se”.
Quando se espera que a produção de petróleo comece a escassear? O geólogo de petróleo Joseph Riva diz que “os aumentos planejados na produção petrolífera... são menos da metade do que é necessário para atender a demanda mundial programada para o ano 2010 pela IEA (Agencia Internacional de Energia)”. A revista Nova Cientista adverte: “ Se os índices de produção caírem e a demanda continuar a aumentar, é provável que o preço do petróleo suba de modo vertiginoso ou fique muito instável, aumentando a perspectiva de um caos econômico, de problemas relativos ao transporte de suprimentos, e até mesmo de guerras, ao passo que países disputem entre si o pouco petróleo disponível.”
Pois é! E quando o petróleo disponível também acabar, será que vão buscar petróleo em Marte?  Tendo em vista que será o novo planeta habitável?  
Pessoal, isso só é algo irônico meu, pois não sabemos se há petróleo em marte, mas imaginem se alguma empresa privada encontre esse minério lá?
Outra ressalva: estamos prestes a constatar uma terceira guerra mundial?
Mas há o outro lado da moeda.
Embora alguns analistas encarem a diminuição nos suprimentos de petróleo como problema, outros não vêem a hora de deixar de depender desse minério.“Escrevendo para a revista Utne Reader, Jeremiah Creedon diz:” A única coisa pior do que acabar o petróleo talvez seja não acabar o petróleo”.
Curioso não? Vamos saber por quê?
“O dióxido de carbono que produzimos com a queima de petróleo continua a aquecer o planeta; no entanto, a economia e o meio ambiente ainda são tratados em geral como assuntos separados”. Ressaltando as conseqüências de um único país depender do petróleo, a Comissão Australiana de radiodifusão informa: “Os 26 milhões de veículos do Reino Unido produzem um terço de todo dióxido de carbono ali (o que contribui para o aquecimento global) e um terço de toda a poluição do Reino Unido ( que mata cerca de 10 mil pessoas por ano).”

Bem pessoal, alem dessas fontes de energia temos o Gás natural, a energia atômica e a mais razoável, limpa e natural das fontes de energia: A energia Eólica, aquela provocada pela força dos ventos.
Mas o artigo não para por aqui não pessoal, caso queiram saber mais sobre esses recursos agora citados, se prontifiquem e mandem respostas e questionamentos que a gente fala mais sobre eles no Blog.
Fonte: revista Despertai!



Nenhum comentário:

Postar um comentário